Aulas – Programação I

divirta-se..

Modificadores de acesso e atributos de classe

o término desse capítulo, você será  capaz de:

• controlar o acesso aos seus métodos, atributos e construtores através dos modificadores private e
public;
• escrever métodos de acesso a atributos do tipo getters e setters;
• escrever construtores para suas classes e
• utilizar variáveis e métodos estáticos.

Baixe aqui o arquivo de apoio:  Classes

Exercicios:

1a) Crie uma classe chamada Aluno com a estrutura definida a seguir:

Aluno
Implemente esta classe com os atributos listados acima e com os métodos conforme definição:

  • cadastrar –> método responsável em receber os valores correspondentes e inicializar os atributos da classe Aluno.
  • mostrarDados –> método responsável em imprimir na tela todos os atributos da classe Aluno

1b) Implemente uma classe exemplo para testar a classe definida anteriormente (Aluno), crie 3 objetos para a mesma (AluZezinho, outraAluno, Maria); teste todos os seus métodos.
Escolha valores aleatórios para os atributos dos objetos.

2a) Crie uma classe chamada Quadrado com a estrutura definida a seguir:

Quadrado
Implemente esta classe com os atributos listados acima e com os métodos conforme definição:

  • cadastrar –> método responsável em receber o lado da classe Quadrado e inicializar o seu atributo correspondente.
  • calcularArea –> método responsável em calcular a área do Quadrado (area = lado²) e armazenar o resultado no atributo correspondente.
  • mostrarDados –> método responsável em imprimir na tela todos os atributos da classe Quadrado.

2b) Implemente uma classe exemplo para testar a classe definida anteriormente, crie 2 objetos para a mesma (umQuadrado, outroQuadrado); teste todos os seus métodos. Escolha valores de inicialização de lado = 7.5, 10.9 respectivamente.

3a) Crie uma classe chamada Circulo com a estrutura definida a seguir:

Circulo
Implemente esta classe com os atributos listados acima e com os métodos conforme definição:

  • cadastrar à método responsável em receber o raio da classe Circulo e inicializar o seu atributo correspondente.
  • calcularArea à método responsável em calcular a área do Círculo (area = pi r²) e armazenar o resultado no atributo correspondente.
  • mostrarDados à método responsável em imprimir na tela todos os atributos da classe Circulo.

3b) Implemente uma classe exemplo para testar a classe definida anteriormente, crie 2 objetos para a mesma (umCirculo, outroCirculo); teste todos os seus métodos. Escolha valores de inicialização de raio = 10.5, 17.7 respectivamente.

4a) Considere a classe Pessoa. Recorde que cada objeto desta classe tem como atributos um nome, um número de contribuinte e uma idade. Implemente esta classe em Java tendo em conta os métodos seletores e modificadores discutidos em aula. Considere a possibilidade de criar uma nova instância da classe quando é fornecido:

nome, numero de contribuinte e idade
apenas o nome (ficando os restantes atributos a zero)
nada (ficando o nome=”” e os restantes atributos a zero).

Pessoa

4b) Escreva um programa de teste para a classe Pessoa. Crie, por exemplo, dois objetos da classe Pessoa e teste os vários métodos implementados.

5a) Desenvolva uma classe de nome Retângulo cujas variáveis de instância são capazes de guardar a base e a altura de um retângulo. Suponha que esses valores são do tipo inteiro. Deverão poder ser criados objetos do tipo Retângulo com quaisquer bases e alturas. Caso estes valores não sejam indicados os retângulos deverão ser, por defeito, quadrado de lado igual à unidade. Cada instância desta classe deverá ser capaz de responder às seguintes mensagens:

Qual a área do retângulo?
Qual o perímetro do retângulo?
Qual a relação base/altura?
Este retângulo é quadrado?
Mostra as dimensões deste retângulo.

5b) Escreva um programa de teste para a classe Retângulo. Crie dois retângulos de dimensões 1×1 e 2×5, por exemplo, e teste nestes os vários métodos de instância da classe.

6a) Crie uma classe de nome Contador que implemente um contador do tipo inteiro. Deverá ser possível criar contadores com o valor inicial igual a zero ou a qualquer outro valor dado como parâmetro. As instâncias desta classe deverão satisfazer o seguinte conjunto de requisitos:

Dizer o valor atual de um dado contador
Incrementar o contador em uma unidade
Incrementar o contador de um valor dado como parâmetro
Decrementar o contador em uma unidade
Decrementar o contador de um valor dado como parâmetro
Visualizar o contador (Ex: Contador = 200)

6b) Escreva um programa de teste para a classe Contador.

About these ads

março 15, 2007 - Posted by | Aulas

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: